A Sousa Cunhal compreende a empresa como uma entidade plurifuncional a qual, a par de uma função económico-financeira, deve desempenhar de modo complementar e interdependente funções de natureza social - associadas às condições de trabalho e de autodeterminação pessoal dos colaboradores - e ambientais - garantindo a sustentabilidade das suas explorações.

O desempenho de funções de natureza ambiental e social não é somente uma condição de reforço da legitimidade da empresa, traduzindo-se, também, num factor fundamental de competitividade.

Neste ângulo, a SOUSA CUNHAL procura valorizar e distinguir os seus produtos através da qualidade ambiental, entendendo esta como uma componente fundamental da qualidade intrínseca. Por outro lado, a gestão sustentável das explorações traduz-se na redução em vários níveis de custos.

Trata-se, assim, de aplicar o conceito de eco eficiência. Esta ideia desenvolvida pelo BCSD (Bussiness Council for Sustainable Developement) define-se como "a criação de novos e melhores produtos e serviços utilizando menor quantidade de recursos naturais e gerando menos poluição ao longo de toda a cadeia de valor" e permite a criação de valor acrescentado ao mesmo tempo que reduz os impactos ambientais associados às actividades económicas.